O vestibular

Saiu na gazeta daquele dia: depois de uma espera silenciosa que era e não era apreensão, a notícia de que ele havia passado no vestibular. Estava impresso com todas as letras. Ninguém ousasse duvidar que ele corria e mostrava o jornal com o seu nome. Quem seria louco? Coração em festa. Porém, para mim nenhuma surpresa. Sabia que seria aprovado. Nunca tive dúvida alguma sobre isso.
Convivi oito dias com uma angústia ambulante que não falava noutra coisa a não ser no resultado do exame da universidade local. Será que eu passei? Ouvi essa pergunta dezena de vezes durante o dia por mais de uma semana. A angústia queria ser universitária a qualquer custo. Era caso de vida ou morte. Exagero. Quase isso, apenas. Morte de ânimo e auto-estima. Não a minha. A dele. Se é que consigo me fazer entender.
Mas estava lá. Meu nome e o da angústia constavam na lista. Em breve seríamos acadêmicos. Grande coisa. O mundo não muda muito quando se se transforma num ser universitário. De nada adianta ser universitário sem ser universal. Ter sentimento universal é por as pessoas acima de tudo. Ter valores humanos universais. Mas a angústia ambulante não estava nem aí para esses conceitos pseudofilosóficos. Fodam-se as filosofias. Ele só queria ser universitário. Isso lhe bastava. O que iria dizer ao seu filho se fosse reprovado? Não queria passar por esse vexame.
Já havia emoldurado o jornal. O guardaria para a posteridade. No mais, sonhava em projetar sua própria casa. Ele mesmo. Sem a ajuda de ninguém. O terreno já tinha. As economias já haviam sido iniciadas. Faltava apenas se formar para concretizar o sonho. Gazeta na mão, não parava de conferir seu nome. “Aqui! Está aqui! Ta vendo só? Eu passei!” Nunca tive dúvidas disso. Sempre soube que passaria. Euforia total. Dedo indicador sujo de tinta de tanto correr pela pagina impressa. Um gozo persistente. Uma semana de comemoração, ele garantia. Mas ainda falta a segunda fase. Ele havia esquecido disso no primeiro momento. Seu sonho de arquiteto ainda era apenas um rascunho no papel.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!