a bipolaridade megalomaniaca de jalser renier

A bipolaridade megalomaníaca de Jalser Renier

A atitude transloucada protagonizada pelo deputado estadual Jalser Renier (SD), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que nesta sexta-feira (26) invadiu o estúdio de uma emissora de rádio para agredir a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), repercutiu negativamente em todos os maiores veículos de comunicação do Brasil e em alguns do mundo. Jalser é um produto indecifrável da política roraimense. Uma espécie de esfinge cuja fome de poder está engolindo sua própria sanidade.

Jalser é uma figura política que enriqueceu na vida pública (não esqueçamos o caso gafanhotos) e se transformou num protótipo de ditador que quer impor sua vontade a qualquer custo. Ele tem no dinheiro seu “deus maior” e acha que pode se impor pelo poder político e econômico. A bancada de deputados que o conduziu duas vezes seguidas ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa, no começo da atual legislatura, tem sua parcela de culpa no tipo de líder arrogante em que ele se transformou. Jalser usa a presidência da Assembleia ao seu bel prazer.

O que mais chama atenção na personalidade do presidente da Assembleia Legislativa é o que se pode chamar de bipolaridade política, movida por sua extrema megalomania. Só para lembrar: no domingo (7 de outubro), quando ficou claro que o senador Romero Jucá (MDB) não seria reeleito, Jalser gravou um vídeo literalmente esculachando com o candidato ao governo tucano, José de Anchieta, para quem ele pediu votos até a noite do sábado anterior, por considerá-lo culpado pela derrota do então aliado. Numa fala novamente agressiva à figura da mulher, Jalser atacou de uma só vez Anchieta e sua ex-esposa, a deputada Shéridan, a quem chamou de “ tua mulherzinha”.

Até aquela noite de domingo do primeiro turno da eleição 2018, Jalser e Jucá eram parceiros políticos inseparáveis. “Olha Anchieta, olha pra mim [as câmeras] aqui. Você fez a tua mulherzinha fazer com que o meu senador perdesse a eleição. Te prepara que vem troco, meu irmão. Te prepara! Te prepara! Esse grupo aqui, foi um grupo que foi pra rua. Foi um grupo que fez acontecer…”. O tom do discurso era de ira, raivoso, ameaçador.

Veja o vídeo em que Jalser culpa Anchieta pela derrota de Jucá abaixo:

 

Exatos 19 dias depois, o mesmo Jalser Renier demonstra uma inexplicável mudança de postura e parte para cima do ex-aliado Jucá, depois de agredir covardemente a prefeita Teresa Surita. “Quem é tu, seu porra! Tu tinha era que me agradecer, seu porra!”, esbraveja Jalser contra aquele a quem um dia já chamou de “meu guru”. No meio da confusão, Jucá revida com “tira esse filha da p… daqui, tira esse filha da p… daqui!” e quer partir para cima do presidente da Assembleia, mas é segurado por assessores. “Solta ele, solta ele que eu quero ver a brabeza dele”, retruca o “menino de ouro”.

O barraco ocorrido dentro de uma das empresas da família Jucá, a Rádio Equatorial, e registrado por lentes de celulares, demonstra o destempero e o despreparo de Jalser para ocupar cargos de comando na política. A bipolaridade do presidente da Assembleia Legislativa fica evidente quando, num espaço de pouco mais de duas semanas, ele muda drasticamente de postura em relação aos ora aliados, ora desafetos, Anchieta e Jucá. No desespero para manter sua hegemonia no Poder Legislativo, Jalser perde a noção, o senso de responsabilidade e a razão.

Veja o vídeo em que Jalser desafia Jucá abaixo:

 

O destempero de Jalser é fruto da ciência de que, caso José de Anchieta não se eleja governador, não será tão fácil para ele se manter na presidência da Assembleia. Nos corredores do Poder Legislativo correm informações de que ele já está em campanha. Mas, no silêncio dos gabinetes, começa a ser gestada uma candidatura de peso para concorrer com o atual presidente. Caso o candidato Antônio Denarium (PSL) ganhe a eleição para o governo, a hegemonia de Jalser no comando do Legislativo roraimense pode estar com os dias contados. Sua bipolaridade e megalomania será também o seu veneno de escorpião acuado.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!