esquema de corrupção no TJ de Roraima

Crime organizado atua até na justiça de Roraima. O que podemos esperar?

Ontem eu publiquei a notícia recebida do Ministério Público dando conta do desbaratamento de um esquema de corrupção dentro do Poder Judiciário envolvendo um servidor do TJRR e de um policial Militar lotado na Assessoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Roraima. Em conluio, esses dois servidores públicos montaram um esquema para se apropriar de valores em espécies custodiados pelo Poder Judiciário.

Vejam bem: são dois entes do estado agindo de má fé e levando a corrupção para dentro do poder que deve zelar pelo cumprimento da lei e da ordem na sociedade. Conforme informou o Ministério Público à imprensa, os envolvidos nesse esquema criminoso são investigados pelo GAECO pela prática dos crimes de falsidade ideológica e peculato. O processo corre em segredo de justiça para garantir o cumprimento de todos os mandados.

http://www.folharr.com.br/jornal/2018/02/22/ministerio-publico-investiga-expedicao-de-alvaras-judiciais-falsos/

Esse desvendar do esquema fraudulento dentro do próprio Judiciário só reforça a realidade atordoante que vivemos no Brasil: a corrupção se espalhou feito um câncer por todo o tecido social do país e infectou todos os órgãos e instituições. Esse caso desnuda um esquema montado deliberadamente para que indivíduos de índole criminosa se apropriem de dinheiro que não lhe pertence e que deveria estar sob a tutela da Justiça. Infelizmente esse não é um caso isolado. Nacionalmente já tivemos outros episódios de juízes que se apropriaram de veículos de luxo sequestrados pela justiça de outros corruptos.

Em âmbito local, eu mesmo já escrevi aqui no blog um juiz manobrou toda instrução de um processo para se apropriar junto com seu irmão advogado de alguns milhões de reais que deveriam ter sido pagos ao profissional do Direito, Fernando Pinheiro, como honorários advocatícios por ganho de causa. Esse caso já foi levado para o Conselho Nacional de Justiça e o magistrado chegou a ser afastado não exatamente por causa da sua conduta desabonadora do processo a que me refiro, mas em outro caso de conduta igualmente reprovável.

Fatos como estes listados acima mostram que até mesmo a justiça está contaminada por agentes corruptos, sejam servidores de segundo escalão que usam de má fé para delinquir seja de servidores graduados e bem pagos, como juízes, que sempre querem mais e mais dinheiro em sua conta bancária, não importando de que tipo de prática tenham que fazer uso. Nós, cidadãos pagadores de tributos e cumpridores dos nossos deveres, estamos cada vez mais à mercê da ação dos bandidos. E muitas vezes bandidos travestidos de mocinhos. O que é pior.

Envie e-mail para luizvalerio@blogdoluizvalerio.com.br com dicas e sugestões de pauta e temas.
Qual a sua opinião a respeito dos tópicos desta coluna? Diga no espaço dos comentários abaixo.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!