Ciro Gomes em Roraima

Em Roraima, Ciro diz que priorizará questões imigratória e energética e faz criticas a Jucá

A visita do presidenciável Ciro Gomes (PDT) a Roraima teve nos temas imigração venezuelana e crise energética local os principais assuntos debatidos nas entrevistas. Segundo o pedetista, a crise imigratória está testando o espírito cristão brasileiro. Ao falar sobre a instabilidade energética que vive o estado, o candidato do PDT disse que vai trabalhar para dar autonomia a Roraima nessa área, pois entende que um país como o Brasil não pode viver na dependência da energia da Venezuela. Ele também concentrou suas críticas no senador Romero Jucá (MDB).

A chegada do candidato ao Aeroporto Internacional de Boa Vista se deu por volta das 10h08 deste sábado (15). Inicialmente, Ciro concedeu entrevista a uma emissora de rádio local, onde falou, entre outros assuntos, sobre seu projeto de refinanciar as dívidas dos brasileiros que estão com o nome com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (Serasa).

O presidenciável disse que a elite brasileira resiste à sua ideia de refinanciar as dívidas dos pobres, mas aplaude o Refis que parcela a perder de vista os débitos dos ricos e dos grandes empresários.

Posteriormente, Ciro foi de carro à Avenida Jaime Brasil, no Centro da cidade, onde caminhou por alguns metros até um palanque improvisado num carro de som e, no trajeto, concedeu entrevista coletiva à imprensa e tirou fotos com simpatizantes e apoiadores.

Ciro e as críticas a Jucá

No rápido discurso que fez ao lado do Centro Comercial Caxambu, uma obra feita pela prefeita Teresa Surita (MDB), principal aliada do senador Romero Jucá, Ciro desferiu críticas severas ao político roraimense, a quem chamou de “marginal’ e “uma das piores figuras da política brasileira”. O presidenciável disse que num eventual governo seu a máscara de Jucá vai cair. “No meu governo, ele vai para a cadeia”, afirmou.

Ainda se referindo ao senador Jucá, Ciro disse que, uma vez presidente da República, vai ajudar a “arrancar de Roraima esse canalha que lidera todos os governos e que agora fala mal do [presidente] Michel Temer para enganar o povo do estado, querendo parecer aquilo que ele não é senão um gangster”.

Ciro e a crise imigratória

Quando deixava o Caxambu para retornar para o Aeroporto Internacional de Boa Vista com destino ao Amapá, o presidenciável respondeu a perguntas feitas por este blogueiro sobre a crise imigratória e a dependência energética de Roraima em relação à Venezuela.

Ciro afirmou que já no primeiro dia do seu governo assumia a tarefa de resolver esse problema [da imigração]. Ele disse que o Brasil é um país cristão e que deve toda a sua grandeza aos imigrantes. Por isso não pode fechar os olhos para um problema humanitário tão sério.

“Nós somos um país formado por imigrantes. Há milhões de brasileiros humilhados por falta de oportunidade, mas não é justo que o custo disso seja o estresse e o colapso dos serviços para o povo de Roraima. Isso tem que ser assumido pelo Governo Federal como uma questão humanitária e estratégica sensível. Portanto, esse é o meu compromisso”.

O presidenciável do PDT continuou a falar sobre a questão bem ao seu estilo: “Eu sei que tem muito vagabundo aqui fazendo desse assunto sério, dramático, motivo de picuinha política. Mas nós temos que ser sérios nessa questão. Nós devemos à imigração a nossa grandeza”, reforçou.

Ciro e a questão energética

Ciro também disse que a crise energética porque passa Roraima receberá atenção especial do seu governo. Disse que vai resolver a questão.

“Um país como o nosso não pode ser dependente de energia da Venezuela. Num primeiro momento, eu quero resolver isso com termelétricas para que a gente seja autônomo, mas já pedi aos técnicos para ver quais são os canais mais eficazes. Com essas duas barragens do [Rio] Madeira [Santo Antônio e Giral] e Belo Monte, o Brasil tem reservas de energia. É preciso apenas ver se tecnicamente é viável [trazer] um ramal pra cá”, afirmou.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!