Marina Silva diz que se eleita vai rever política indigenista e retomar agenda de demarcações

A presidenciável Marina Silva (Rede) abordou, em sua visita a Roraima, vários assuntos que dizem respeito à vida política e social do estado como crise migratória, questão indíegena e energética. Depois da entrevista coletiva à imprensa, quando estava resunida apenas com lideranças sindicais, Marina disse que, caso se eleja presidente da República, vai mudar toda a política indigenista hoje posta em prática do Brasil. Segundo ela, as políticas voltadas para os povos indígenas regrediram a partir do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Para a presidenciável, não dá para aceitar que os povos indígenas sejam tratados de forma desrespeitosa. Ela citou o exemplo da recepção dada aos índios quando eles se deslocam a Brasíla em marchas para defender seus direitos e são obrigados a “ficar embaixo de uma lona e batendo de porta em porta de gabinete para poder ser atendidos”. Marina disse que é preciso mudar o discurso de que os índios são motivo de atraso de Roraima, por exemplo.

Conforme disse a pré-candidata à presidente, se ela for eleita para o Palácio do Planalto vai retomar a agenda de demarcações de terras indígenas, que estagnou no governo Dilma. Marina disse ser um equívoco culpar os povos indígenas pela não deenvolvimento do estado. “Essas pessoas não sabem o tesouro que elas têm”, destacou. Disse ainda que no seu governo vai mostrar que os povos indígenas devem ser e são motivos de orgulho e, por isso, tratados como um aliado imprtante para o desenolvimento de qualquer estado.

O maior expoente da Rede Sustentantibilidade afirmou ainda que não é possível falar em política indigenista com a Funai sucateada, sem recursos e sem servidores em número suficiente. Marina disse que pretende mudar todo esse quadro de “descaso” com os povos indígenas, caso se eleja presidente da República.

As afirmações foram feitas a partir da provocação de uma lidrança indígena que estava presente ao encontro de Marina com sindicalistas no Aipana Hotel.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!