promotor-escoltado-no-5-dp

Ministério Público lamenta incidente envolvendo promotor de justiça

A tentativa do promotor de justiça Masato Kojima, do Ministério Público de Roraima (MPRR) de encerrar o protesto promovido por policiais civis no 5º Distrito Policial, terminou com a hostilização do representante do MP por parte de alguns manifestantes que teriam furado os pneus do seu carro oficial e arranhado a lataria do veículo.

Kojima participou de uma reunião envolvendo representantes do Sindpol, tentando convencer os policiais a retornarem ao trabalho, sob pena de responsabilização. O 5º Distrito Policial está sem funcionar há um dia. Os policiais alegaram que não podem retomar os trabalhos porque não há as condições necessárias para isso. O distrito está sem Internet, com o sistema foram do ar e não também não tem tinta na impressora.

Quando saiu da reunião, Kojima teria sido hostilizado pelos manifestantes, sob gritos de “omisso” e “fora”. Os policiais alegaram que o promotor, que faz parte do Controle Interno do Ministério Público, quis forçar sua entrada no distrito policial. Esse teria sido o motivo do desentendimento entre Kojima e os policiais civis que aderiram à paralisação.

Durante a reunião da qual participou dentro do 5º DP, ele disse que o Ministério Público está adotando as medidas necessárias para que o salário dos policiais seja pago. Depois de constatar que seu carro estava com os pneus furados, Kojima entrou no veículo e esperou a chegada de policiais do Grupo de Resposta Tática da Polícia Civil, que escoltaram a sua saída do local.

Em nota, o Ministério Público lamentou o episódio e se solidarizou com o promotor de Justiça Masato Kojima. O posicionamento do MPRR diz que “em nenhum momento houve coação aos manifestantes quanto a retomada dos serviços, tampouco ameaça de prisão a qualquer um deles”.

“O Ministério do Público do Estado de Roraima se solidariza com o sofrimento enfrentado pelos servidores públicos e familiares decorrentes do descontrole e malversação do dinheiro público que ocasionou a falta de pagamento dos salários, ao passo que repudia veementemente todo e qualquer ataque à Instituição, em especial, os dirigidos ao Promotor de Justiça Masato Kojima, no exercício de suas funções, e pela equipe de Segurança Institucional do órgão”, diz a nota.

Acompanhe a íntegra da nota emitida pelo Ministério Público de Roraima:

Nota do Ministério Público do Estado

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) vem a público esclarecer as circunstâncias do lamentável episódio ocorrido na manhã de hoje, 6/12, na sede do 5º Distrito Policial, envolvendo o Promotor de Justiça Masato Kojima e manifestantes que se encontravam no local.

1-A visita ocorreu devido a notícia de suspensão das lavraturas de autos de prisão em flagrante. Ao contrário do que vem sendo veiculado na imprensa local, em nenhum momento houve coação aos manifestantes quanto a retomada dos serviços, tampouco ameaça de prisão a qualquer um deles.

2-O Ministério do Público do Estado de Roraima se solidariza com o sofrimento enfrentado pelos servidores públicos e familiares decorrentes do descontrole e malversação do dinheiro público que ocasionou a falta de pagamento dos salários, ao passo que repudia veementemente todo e qualquer ataque à Instituição, em especial, os dirigidos ao Promotor de Justiça Masato Kojima, no exercício de suas funções, e pela equipe de Segurança Institucional do órgão.

3 – O MPRR encontra-se vigilante, atuando nas mais diversas esferas para garantir a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis da população roraimense. Diversas são as ações propostas para fazer valer as garantias constitucionais, a exemplo da recente decisão judicial proferida pela Justiça Federal em face do descumprimento por parte do Governo do Estado de acordo já homologado judicialmente com Ministério Público do Estado de Roraima e o Ministério Público Federal, referente ao pagamento dos servidores da segurança pública.

Boa Vista, 06 de dezembro de 2018.

Foto: Valéria Oliveira/G1 Roraima

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!