Porque os políticos precisam entender de marketing digital e estratégias de comunicação

Os políticos de Roraima ainda dão muito pouca atenção à necessidade de aprender a se comunicar melhor, assim como à urgência de dominar as técnicas e estratégias de marketing digital para cuidar das sua próprias carreiras.

Faço essa afirmação depois de participar, neste sábado (5), do II seminário de Estratégias e Comunicação Política, realizado pelo Instituto Norte de Pesquisas (INOPE) em parceria com o Instituto Padrão. Poucos políticos participaram do evento.

Políticos perdem uma excelente oportunidade de aprender

Muitas personalidades políticas com e sem mandato, que pretendem disputar cargos eletivos mais altos no pleito deste ano, deixaram nas mãos de assessores a missão de entender de marketing e comunicação.

Não sabem eles que esse conhecimento será fundamental para a administração das suas campanhas. Daí a importância de se desprender tempo para aprender e compreender o emprego de tais estratégias.

Afinal, este ano teremos uma eleição que será marcada por uma verdadeira guerra de informação e contra-informação, onde conviveremos, infelizmente, com o indigesto fenômeno das fake news disseminadas pelas Redes Sociais.

A campanha eleitoral deste ano tende a ser marcada por uma verdadeira guerra de informações nas redes sociais, daí a importância de se entender as estratégias de marketing digital

Os pré-candidatos que participaram (e foram poucos) sairão na frente

Certamente os políticos que participaram, eles mesmos, do seminário estarão mais e melhor preparados para a ‘batalha’ eleitoral que está por vir. Claro que investir na capacitação e qualificação dos assessores é recomendável e importante.

Mas é muito mais importante para os políticos entenderem, eles mesmos, como funciona esse novo mundo da informação em tempo real, da comunicação turbinada pelas redes sociais.

Percebo que muitos políticos já sabem da importância de se inserir nesse novo paradigma comunicacional, mas ainda negligenciam quando à decisão de aprenderem a navegar nesse mar caudaloso e cheio de ondas gigantes capazes de destruir reputações.

Entender sobre comunicação e marketing é fundamental

Entender sobre comunicação, estratégia eleitoral e marketing digital pode fazer toda a diferença na campanha de qualquer postulante a cargo eletivo.

Muitas vezes os assessores de políticos se preocupam mais em fazer selfie para mostrar que estão participando de seminários, como o do final de semana, mas prestam pouca atenção no conteúdo que está sendo ministrado. Voltam para o escritório com pouca bagagem prática.

No mais, os pré-candidatos ainda perdem uma excelente oportunidade de fazer networking.

Os políticos que participam ativamente desses seminários e treinamentos ficam anos luz à frente dos adversários, pois obtém informações e aprendem estratégias valiosas para aplicar em suas campanhas e carreiras.

Diga-se de passagem que esse é um aprendizado que deve ser permanente, pois a revolução digital está apenas começando.

O recomendável é que a equipe inteira de um deputado ou vereador que pretende alçar voos mais altos na política participe de treinamentos sobre comunicação, estratégia e marketing.

Isso certamente fará toda a diferença quando chegar a hora do embate eleitoral e também no dia a dia.

Como já dizia o Chacrinha, o inesquecível “Velho Guerreiro”: quem não se comunica se trumbica

Teremos uma eleição mais curta e marcada por uma ‘guerra’ de informação

Como sabemos, este ano teremos uma eleição mais curta e com menos recursos envolvidos, dados os impedimentos legais impostos pela legislação eleitoral.

Para completar o cenário, teremos uma eleição onde o uso da Internet e das Redes Sociais será predominante e fará toda a diferença.

Logo, quem estiver instrumentalizado para usar as estratégias corretas de comunicação e convencimento dos eleitores sairá na frente.

Mas, pelo que ficou evidente no seminário deste sábado, os políticos roraimenses ainda não entenderam essa verdade. A ficha ainda deles não caiu.

Depois, reclamam das raposas velhas da política que, mais inteligentes, já estão devidamente preparados para entrar em campo com uma estrutura e uma equipe afinada nessa seara.

Como já dizia o Chacrinha, o inesquecível Velho Guerreiro: quem não se comunica se trumbica.

Envie e-mail para luizvalerio@blogdoluizvalerio.com.br com dicas e sugestões de pauta e temas.
Qual a sua opinião a respeito dos tópicos desta coluna? Diga no espaço dos comentários abaixo.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!