Antônio Denarium nas redes sociais

Redes sociais ditam discurso político nas eleições deste ano em Roraima

A disputa pelo Governo de Roraima ‘pegou fogo’ no segundo turno das eleições 2018 e foi temperada pelo elemento novo que é o ativismo político à direita e à esquerda nas redes sociais. Seguindo a mesma estratégia do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o candidato ao governo local Antônio Denarium, do mesmo partido, decidiu usar as redes de relacionamento digitais – principalmente o Facebook – como sua principal plataforma para se comunicar com os eleitores em detrimento dos veículos da imprensa tradicional.

As redes sociais, definitivamente, deram o tom da campanha em Roraima e no Brasil, este ano, inclusive com a disseminação das chamadas Fake News (notícias falsas) que atingiram os dois candidatos ao governo local e também ao Palácio do Planalto. Bolsonaro, por exemplo, foi acusado em reportagem do jornal Folha de São Paulo de usar um exército de seguidores no WhatsApp, supostamente financiados por empresários, para atacar o petista Fernando Haddad. Esta foi a campanha mais digitalizada do Brasil, desde a reabertura democrática e do advento das redes sociais.

Debate Rádio Tropical FM 94,1#Anchieta45

Publicado por José de Anchieta em Sexta, 26 de outubro de 2018

 

Uma das plataformas mais usadas pelos candidatos roraimenses, assim como por Jair Bolsonaro, foi o aplicativo WhatsApp para influenciar na opinião do eleitorado. Aqui em Roraima, Denarium automatizou um número de celular rodando o aplicativo pertencente ao Facebook para se comunicar e tirar dúvidas dos eleitores. Do outro lado, simpatizantes de José de Anchieta disparavam memes e acusações contra Denarium, também pelo aplicativo, com todo tipo de denúncia e acusação.

Com foco na Internet, Denarium dispensou convites para participar de entrevistas, sabatinas e debates no rádio e na televisão e preferiu postar vídeos e fazer lives na maior rede social do planeta. Como fizeram outros candidatos ao governo pelo Brasil a fora, o empresário do agronegócio gravou vários vídeos ao lado de Bolsonaro para impulsionar sua candidatura e postou no Facebook.

Às comunidades indígenas

A segurança de progresso e desenvolvimento às comunidades indígenas com Antonio Denarium e Jair Bolsonaro

Publicado por Antonio Denarium em Segunda, 22 de outubro de 2018

 

Nas mensagens, o ex-militar afirmava sempre ter “um carinho especial por Roraima”. Agindo assim, Denarium disparou nas pesquisas de intenção de votos para o governo. A última sondagem do Ibope o colocou com 62% das intenções de voto, contra 38% de José de Anchieta (PSDB).

A estratégia foi amplamente criticada por Anchieta, que acusou o adversário de covardia e de não ter  propostas para apresentar. Seguidores do candidato tucano também discordaram da estratégia de Denarium. Entre seus simpatizantes e seguidores, no entanto, o apoio foi geral.

A justificativa apresentada pelo candidato do PSL foi a de que seus adversários usaram o primeiro debate realizado com os candidatos ao governo, pela Rede Amazônica (TV Roraima), ainda no primeiro turno, para fazer-lhe ataques pessoais, deixando as propostas de lado.  

“Nós temos orientação da Executiva Nacional do nosso partido para não participar do debate da TV Roraima porque o nosso [candidato a] presidente da República [Jair Bolsonaro] também não vai participar de nenhum debate na televisão. Os nossos opositores estão deixando as propostas de lado e partindo para ataques pessoais e nós não queremos nos submeter a isso, pois não contribui em  nada para esclarecer os eleitores”, justificou Denarium, no programa de Rádio Direto ao Ponto, da Rádio Tropical FM – 94.1.

Conversa com blogueiros

Na sexta-feira (26 de outubro) Antônio Denarium (PSL) ainda promoveu uma conversa ao vivo pelo Facebook com blogueiros, jornalistas e influenciadores digitais na noite desta sexta-feira (26 de outubro) para falar sobre suas propostas de governo e tirar dúvidas dos internautas e também para falar sobre as acusações feitas contra ele nas redes sociais, durante a campanha.

O Blog do Luiz Valério foi convidado e participou da conversa, que teve mais de uma hora de duração. Durante a Live com os blogueiros e influenciadores digitais, Denarium negou que tenha se aliado ao senador Romero Jucá (MDB) e explicou sobre o apoio recebido de prefeitos que apoiaram seu concorrente, José de Anchieta (PSDB) e a governadora Suely Campos (Progressistas), no primeiro turno.

Conversa do candidato Antônio Denarium com blogueiros e digital influencers. O Denarium fala sobre suas propostas para um possível governo seu. #Eleiçoes2018 #GovernodeRoraima #AntonioDenarium

Publicado por Luiz Valério em Sexta, 26 de outubro de 2018

 

O candidato do PSL ao governo voltou a negar que tenha praticado agiotagem alguma vez na sua vida e atribuiu a acusação às Fake News disseminadas por seus adversários desde o início da campanha. Ele também rechaçou a acusação de que será o governador dos ricos e afirmou que governará para todos.

Denarium falou sobre os investimentos que pretende fazer nas áreas da educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. “Junto com o nosso presidente Jair Bolsonaro, nós vamos fazer Roraima se desenvolver e ocupar a posição que merece”, disse.

Antônio Denarium promove conversa com blogueiros

Na sexta-feira (28), o candidato Antônio Denarium participou de uma conversa com jornalistas, blogueiros e digital influencers transmitida pelo Facebook

Anchieta critica estratégia de adversário

De sua parte, José de Anchieta não perdeu nenhuma oportunidade oferecida pelos veículos de comunicação (emissoras de rádio e televisão locais) para participar de entrevistas e debates. Mas também não abriu mão de marcar presença no Facebook, com uma equipe postando diuturnamente vídeos e fotos com o objetivo de ficar mais próximo do eleitorado. “E tenho ido a todos os debates e entrevistas para falar das minhas propostas e da minha experiência como gestor público, ao contrário do meu adversário que tem fugido do debate”, alfinetou.

“Lamento muito a ausência do candidato [Denarium], não por mim, pessoalmente, mas pelo respeito que eu tenho a vocês [os telespectadores], pela oportunidade que ele perdeu de estar aqui discutindo conosco essas propostas. Se tivesse aqui, teria sido uma hora, uma hora e meia de debate. Eu queria pedir a vocês que domingo irão para as urnas (…) que vocês tivessem muito cuidado, analisassem com muito critério”, disse Anchieta, criticando seu oponente na entrevista improvisada da TV Roraima em que foi transformado o debate, devido a ausência de Denarium.

Acompanhe a entrevista com o candidato ao Governo de Roraima, José de Anchieta (PSDB), no programa #DiretoAoPonto desta terça-feira (23 de outubro), na Rádio Tropical FM – 94.1. É uma contribuição do programa para o debate político e para deixar os eleitores devidamente informados sobre as ideias e propostas dos candidatos e, assim, poder fazer a melhor escolha quando chegar a hora.#eleicoes2018 #JosedeAnchieta #Jornalismo #PolíticaemRoraima

Publicado por Luiz Valério em Terça-feira, 23 de outubro de 2018

 

O candidato tucano afirmou ter montado uma equipe para combater a disseminação de Fake News com o objetivo de prejudicá-lo. “Nós procuramos transmitir por meio das redes sociais todos os nossos programas eleitorais, chamando a atenção do eleitor para essa prática. Infelizmente, tem se usado muito de Fake News de uma maneira covarde para prejudicar nosso nome. Eu lamento porque isso fere a democracia. Tenho uma equipe trabalhando com o objetivo de mostrar o que é verdadeiro e o que é falso. As redes sociais são ferramentas de tecnologia muito modernas que dificultam que a Justiça Eleitoral detecte a origem das notícias falsas”, disse.

Anchieta fala para multidão

Também fazendo uso das redes sociais, o tucano José de Anchieta conseguiu reunir um grande número de seguidores em torno da sua candidatura

É nesse cenário impactado pelo frenesi das redes sociais, com o condimento picante e indigesto das Fake News, que os eleitores roraimenses irão às urnas no próximo domingo (28 de outubro) para escolher o próximo governador de Roraima e o próximo presidente da República. Espera-se que na hora de digitar os votos o eleitor seja acometido do bom senso que faltou aos candidatos, durante a campanha.

AGENDA DA SEMANA – ENTREVISTA COM O CANDIDATO A GOVERNADOR DO ESTADO DE RORAIMA ANCHIETA JUNIOR (PSDB) – 21/10/2018

Publicado por Rádio Folha FM 100.3 em Domingo, 21 de outubro de 2018

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!