Roraima vive um surto de sarampo. Já são 50 casos suspeitos

Roraima vive um surto de sarampo. Já são 50 casos suspeitos da doença e 14 confirmados Segundo a Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde. Os casos da doença aumentam de forma assustadora. Até o final de semana era 39 o número de notificações. De acordo com Daniela Souza, coordenadora de vigilância em saúde, todos os 14 casos são em pessoas venezuelanos e nenhum deles em brasileiros.

Os outros 36 casos notificados estão em fase de investigação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) ainda não se pode falar em epidemia da doença em Roraima, Mas já se admite que o estado vive um surto da doença e que é preciso que a população busque se vacinar para ficar protegida.

“Trata-se de uma doença altamente contagiosa que é transmitida já no primeiro contato, no falar perto numa sala de espera. O pior é que nos quatro primeiro dias de infecção, a pessoa não sente nada e continua circulando e espalhando a doença “, frisou. “É por isso que os número da doença são assustadores”.

A autoridade de saúde disse que o intenso fluxo migratório tem contribuído para o alastramento do sarampo em Roraima. Os últimos sete casos vieram todos de uma vez do país vizinho. Conforme a Vigilância em Saúde a Venezuela vive uma epidemia da doença e os imigrantes já estão entrando no Brasil acometidos de sarampo, o que faz com que os casos aumente de forma exponencial.

Daniela Souza destacou que por se tratar de uma doença altamente contagiosa, a propagação do sarampo se dá de forma muito rápida. Daí a necessidade de vacinação urgente. Sete dos casos de sarampo confirmados são em índios Warao vindos de Pacaraima, na fronteira com Venezuela.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!