Seguidores de Jucá fazem tempestade em copo d’água devido a críticas recebidas pelo senador

Seguidores do senador Romero Jucá (MDB-RR) estão se aproveitando de uma reunião política realizada nesta terça-feira (20) com a participação de pré-candidatos ao cargo de deputado federal, entre eles o ex-secretário de Saúde de Roraima, Paulo Linhares (PRTB), para fazer tempestade em copo d’água. Durante o encontro, Linhares fez críticas a Jucá, afirmando que o político tem travado a possibilidade de uma solução para o problema energético do estado – como a construção do Linhão de Tucuruí – para defender seus próprios interesses econômicos a partir da contratação de termelétricas.

Segundo disse Paulo Linhares, Jucá usufruiria diretamente da contratação de um parque térmico que, como a revista Veja e este blogueiro já divulgaram, foi contratado junto à Oliveira Energia por influência direta do senador roraimense. Diz a reportagem da Veja intitulada “Luz a preço de ouro”: Roraima lançou um plano de investimento em usinas térmicas e geradores. O projeto foi capitaneado pelo senador Romero Jucá (PMDB), o político local de maior envergadura em Brasília. A questão é que Roraima continua sendo um estado-vaga-lume, embora os novos geradores tenham sido adquiridos em contratos emergenciais e custem milhões e milhões de reais para ser mantidos. A conta? É rateada entre todos os brasileiros”.

Um outro texto de minha autoria, no qual abordei a contratação das 18 termelétricas que têm o objetivo de abastecer o interior do estado com energia, eu escrevi o seguinte:

Na última sexta-feira (3 de fevereiro de 2017), o senador Romero Jucá (PMDB) fez uma visita aos novos geradores da usina termelétrica Oliveira, localizada na região de Monte Cristo. Ele foi conhecer 18 grupos geradores de energia adquiridos pelas empresas que operam o sistema de termelétricas no estado. Conforme sua assessoria de Comunicação, foi Jucá que articulou junto ao Governo Federal os recursos para a locação dos equipamentos. Os sucessivos diretores da Eletrobras Roraima têm sido indicação política de Romero Jucá”.

Em sua fala na reunião de ontem, Linhares disse que o desenvolvimento de Roraima fica travado por falta de energia elétrica confiável, afirmação esta que é opinião quase geral na classe política local. Quanto a culpar Jucá pelo entrave na obra do Linhão de Tucuruí, praticamente todos os adversários políticos do influente senador já fizeram tal afirmação. Não dá para entender seu chilique com apenas mais um registro dessa opinião, que parece ter se tornado senso comum no estado.

Na reunião com populares e pré-candidatos, Paulo Linhares repetiu críticas recorrentes feitas contra Jucá e despertou a ira do seandor

“Nós somos o único estado do Brasil que não está interligado ao Sistema Nacional de Energia. Quem é quem vai investir num estado que não tem segurança energética? Quem é que vai comprar terra aqui para produzir? Quem é que vai montar uma indústria, uma fábrica num lugar que não tem segurança energética?”, questiona Paulo Linhares, complementando que a falta se segurança jurídica que permeia a questão fundiária do estado é outro entrave ao desenvolvimento de Roraima.

No entanto, Jucá, que acusa Linhares erroneamente de propaganda antecipada, há meses anda pelo estado fazendo campanha. Ainda no ano passado, num evento da Prefeitura de Iracema do qual eu fiz cobertura, o prefeito Jairo Souza (PMDB) e o vereador Nilson Vieira disseram para todos quantos quiseram ouvir que era preciso trabalhar para reeleger Jucá. Disseram mais: que a influência de Jucá em Brasília foi fundamental para afastar o então prefeito Francisco Araújo (PEN) do cargo para que Jairo assumisse seu posto. Diante disso, não dá para entender o ‘piti’ que Jucá e seus simpatizantes estão tendo com uma simples reunião política.

Tudo indica que neste ano eleitoral, levado pelo desespero ou medo de não se reeleger, qualquer acontecimento que sempre foi considerado normal em pleitos passados, será transformado num factoide político.

Envie e-mail para luizvalerio@blogdoluizvalerio.com.br com dicas e sugestões de pauta e temas.
Qual a sua opinião a respeito dos tópicos desta coluna? Diga no espaço dos comentários abaixo.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!