Michel Temer decreta garantia da lei e da ordem em Roraima

Temer decreta emprego das Forças Armadas para garantir Lei e Ordem em Roraima

O presidente Michel Temer decretou ontem a Garantia da Lei e da Ordem em Roraima e autorizou o uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar a segurança no estado. A medida na prática é menos drástica que uma intervenção militar. A decisão foi anunciada por Temer em um pronunciamento no Palácio do Planalto.

A assinatura do decreto instituindo a Garantia da Lei e da Ordem na fronteira de Roraima com a Venezuela ocorre dez dias depois do confronto entre brasileiros e venezuelanos em Pacaraima.

Temer justificou que o emprego das Forças Armadas tem o objetivo garantir a lei e a ordem em Roraima, dando segurança aos brasileiros e também aos imigrantes venezuelanos, que chegam ao Brasil em busca de um recomeço de vida.

Temer disse que a Venezuela enfrenta um quadro “dramático” e destacou que o “desastre humanitário” causado pela crise é resultado das “péssimas” condições às quais o povo venezuelano está submetido. O presidente assinalou que o Brasil respeita a soberania dos estados nas ações, mas frisou que só é soberano um país que respeita e cuida do seu povo.

Segundo o presidente da República, o Brasil fará “todos os esforços em todos os foros internacionais” para melhorar a situação da Venezuela. “Vamos buscar apoio na comunidade internacional para adoção de medidas diplomáticas firmes que solucionem esse problema”, completou.

Na mesma ocasião, novamente o governo federal disse, por meio do ministro Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional), que não cogita fechar a fronteira para os venezuelanos nem decretar intervenção federal em Roraima. A fronteira de Roraima e Venezuela é uma das áreas mais sensíveis do país e principal porta de entrada de imigrantes no território brasileiro.

Comente com o Facebook

Leave a Reply

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as últimas notícias e atualizações feitas por nossa equipe!

Sua inscrição foi feita com sucesso!